Notícias dos clubes  Criar novo clube  Listar clubes  Fórum OMeuClube
O Clube
História do clube
Orgãos sociais
Instalações
Lista de associados
Troféus
Palmarés
Links
Localidade

Notícias
Conferências de imprensa
Livro de visitas

Álbum de fotografias
Artigos de opinião
Documentos

Júniores


Assine a newsletter
GDC ENXERIM
Insira o e-mail
História do clube
A nossa história
HISTORIAL
Embora fundado em 1981, o GDCE comecou a dar os primeiros passos no ano de 1973 através de um grupo de amigos que se reunia, geralmente ao fim das tardes para dar uns chutes numa bola em terrenos anexos às presentes instalações.

Nessa altura existiam autênticos ´Campeonatos´ entre aldeias ou lugares dos quais realço o Falacho. o Monte Branco, o Pinheiro, o Figueiral, a Norinha, a Caixa d´ Água, entre outros, jogados naturalmente em Campos de terra batida nesses próprios lugares. Terra batida é favor já que alguns desses campos eram desnivelados, mistos de pedra, terra e ervas, com balizas feitas, algumas vezes no momento com pedras ou paus.

O nosso Campo era sem dúvida dos melhores. Apresentava um terreno, naturalmente nivelado, rodeado de marmeleiros e outros arbustos, com balizas que por vezes até tinham postes e barra, um luxo nesse tempo.

Os jogos entre Solteiros e Casados naqueles Domingos Festivos, eram certamente os mais hilariantes, os quais juntavam algumas centenas de assistentes para ajudar às risotas.

Para além do ´Futebol´, esse grupo de amigos dedicava-se a organizar alguns eventos integrados em dias festivos da Cidade de Silves, tais como o 25 de Abril e o 3 de Setembro, dia da Cidade. Desses Eventos destacamos o Tiro ao Alvo, Gincanas de Bicicletas, Provas de Atletismo e Bailes de Mastros. Todos os fundos angarados tinham como Ojectivo a Construção de um Polidesportivo e aquisição de Equipamento Desportivo.

 
CONSTITUIÇÃO DA COLECTIVIDADE
Em 1981, foi criada uma Comissão Instaladora com a seguinte composição:

Presidente............Luis Manuel Alves dos Santos
Vice-Presidente.....António José Martins
1º Secretário.........Ana Maria da Luz Clemente Alves dos Santos
2º Secretário.........Henrique dos Santos Sequeira
Vogal...................João José Clemente

Foram elaborados os Estatutos e finalmente, no dia 10 de Julho de 1981 foi dado o passo definitivo em termos de organização como Grupo Desportivo e Cultural, tendo sido outorgado Escritura de Constituição da Colectividade.
 
SIMBOLO DO GDCE
O Simbolo do Grupo é a Cruz de Portugal. O Monumento Historico encontra-se a 500 mt das nossas Instalações.

Trata-se dum cruzeiro quinhentista gótico-mauelino em calcário esculpido e com aproximadamente 3 metros de altura. No brando calcário, de origem desconhecida, numa das faces a Pietá, na outra Cristo crucificado.
 
CONSTRUÇÃO DO POLIDESPORTIVO
A 3 de Agosto de 1984, em Assembleia Geral Extraordinária, foram eleitos 2 membros da Comissão Instaladora, o Presidente e o Vice-Presidente, para representar o GDCE na Escritura de Cedência por parte da Câmara Municipal de Silves, do terreno onde se situa actualmente o nosso Polidesportivo, que viria a ser construido nesse mesmo ano.
 
PRIMEIROS CORPOS SOCIAIS DO GDCE
Na Assembleia Geral de 29 de Março de 1985, foram criados os primeiros Corpos Sociais do GDCE, que tinha a seguinte composição:

ASSEMBLEIA GERAL:

Presidente:.................Henrique dos Santos Sequeira
1º Secretário:..............José Carlos Felicia Caetano
2º Secretário:..............Manuel Lopes Matias

CONSELHO FISCAL:

Presidente:.................Armelim Nascimento Correia
1º Secretário:..............Luis José Jesus Martins
Relator:......................José Manuel Guerreiro

DIRECÇÃO:

Presidente:.................Luis Manuel Alves dos Santos
Vice-Presidente:..........Fernando Guerreiro Nunes
Tesoureiro:.................José Joaquim Santos Silveira
1º Secretário:..............António José Martins
2º Secretário:..............António José Ventura Correia
Vogal:........................David Jesus Santos
Vogal:........................José Manuel Correia
 
UTILIDADE ´PÚBLICA
A 16 de Março de 1993 o GDCE foi reconhecido Pessoa Colectiva de Utilidade Pública por despacho do Primeiro-Ministro Anibal A. Cavaco Silva.

Este despacho foi publicado no Diário da República II Série Nº 63 de 16 de Março de 1993.
 
CONSTRUÇÂO DA SEDE SOCIAL
A partir desta data (1984) e com o Polidesportivo construido, apontamos as baterias no sentido da construção da Sede. Concorremos a tudo o que era apoios do Estado, temos 10 Anos de pastas arquivadas com centenas de páginas de troca de correspondência para a CCR do Algarve, Gabinetes de Secretários de Estado, Junta de Freguesia, Câmara Municipal etc..., até que finalmente, 11 Anos depois da primeira Candidatura ao PIDDAC, em 1995, temos a excelente notícia de que fomos contemplados com fundos estatais.

15 de Janeiro de 1996 - Foi-nos oficialmente comunicado que a nossa
Candidatura ao PIDDAC tinha sido aceite.

05 de Dezembro de 1996 - É assinado o Protocolo, ou Contrato
Programa para a Construção da Sede, com
a presença de S.Exª o Dr. José Augusto
Carvalho, Secretário de Estado para a
Administração Local e Organização do
Território.

29 de Janeiro de 1997 - É publicado o anúncio do Concurso Público.

24 de Março de 1997 - São entregues as Propostas (Orçamentos) por
parte das 2 Empresas concorrentes, HABIPRO e
EDIFÉLIX.

12 de Maio de 1997 - A Obra é ajudicada à Empresa EDIFÉlix e está
orçada em 43.832.000$00 + IVA.

21 de Novembro de 1997 - Autorização da DGOT (Direcção Geral do
Ordenamento do Território) para o início
das Obras.

18 de Dezembro de 1997 - O custo das Obras sofre alteração
significativa, tendo sido fixado o montande
total em 46.500.000$00 + IVA.

12 de Março de 1998 - Têm início as Obras.

09 de Setembro de 1999 - Com a presença de S.Exª, o Dr. José
Augusto Carvalho, Secretário de Estado para
a Administração Local e Organização do
Território, é inaugurada a Sede
(por concidência dia de Aniversário do nosso
Presidente).

Do custo total da obra o Estado, através da Direcção Geral do Ordenamento do Território, comparticipou com 60% do custo inicialmente previsto, o que corresponde a cerca de 26.000.000$00.

A Câmara Municipal de Silves, comparticipou com 20% do custo inicial, ou seja, cerca de 9.000.000$00.

O restante, perto de 20.000.000$00, foi totalmente suportado com capitais próprios que este GDCE, com muito labor angariou através de inúmeros eventos.

O sonho passou a realidade, hoje temos uma Sala de Reuniões excelente e de fazer inveja a centenas de Clubes, um Arquivo devidamente
organizado, Biblioteca, Sala de Trofeus, Secretaria com uma Funcionária remunerada, Gabinete da Direcção, Gabinete Médico, um Salão para a prática de inúmeras Actividades e um Bar para dar apoio as Actividades, enfim temos a nossa SEDE.

 
REGULAMENTO INTERNO DO GDCE
Na Assembleia Geral Extraordinária do dia 24 de Novembro de 2000, foi aprovado o Regulamento Interno do GDCE.
 
SÓCIOS ACTIVOS DO GDCE
O GDCE tem nesta altura (Maio 2013) 706 Sócios.
 
SECÇÕES DESPORTIVAS
SECÇÃO DE ATLETISMO: ENCONTRA-SE SUSPENSA

Era a nossa Secção Rainha, porque foi a primeira modalidade oficial do GDCE. Mais por decisão da Direcção foi suspensa em Julho de 2000.

Os motivos são vários, importa apenas realçar um aspecto; com cerca de 16 anos de filiação na Associação de Atletismo do Algarve, passaram por este Grupo centenas de Jovens, cujo nossa única preocupação foi o seu desenvolvimento sócio cultural enquadrado na prática desportiva. Os resultados para nós sempre foram secundários. É obvio que dentre dos nossos quadros sempre tivemos alguns jovens que se realçavam em relação aos demais, os quais eram cobiçados por outros clubes com várias ofertas, sempre saindo quem quis sair.

Pensamos no entanto que á valores a preservar e respeito devido a este Grupo, quanto mais não seja pelos 16 anos de dedicação ao atletismo, pensamos mesmo que merecíamos muito mais respeito por parte desta Associação. Fomos enxovalhados e moralmente ofendidos por esta Associação. Mantemos religiosmente em arquivo documentos que comprovam em absoluto.


SECÇÃO DE PETANCA: ENCONTRA-SE SUSPENSA

A Secção de Petanca iniciou a sua actividade em 1995 e foi suspensa no final do ano de 2003.


SECÇÃO DE KARATÉ

Esta Secção iniciou as suas actividades em 2000. A Secção é orientada pelo Sr. Rui Caipira e tem um total de 30 Praticantes Masculinos e Femininos na Época 2012/2013. Treinos no Salão da Sede Segundas e Quartas das 18H30 as 20H00.


SECÇÃO DE GINÁSTICA

Esta Secção iniciou as suas actividades em 1999 com a Ginástica de Solo e Trampolins. Em Outubro de 2002 foi introduzido nesta Secção a Ginástica de Iniciação de Solo. Esta actividade de iniciação foi pensada para jovens com idades compreendidas dos 5 aos 12 anos. A Secção é orientada pelos Monitores Tito Coelho e Frede Ribeiro e pelo Prof. Hugo Mendes. Total de Particantes em 2012/2013 - 140. Treinos na FISSUL de Segunda a Sábado 16H30 as 20H00 e Sábados das 10H00 as 12H30.
http://www.google.com/site/gdceacrobatica


SECÇÃO DE CAÇA E PESCA

Esta Secção foi constituída em finais de 2002. Foi criada uma Comissão de Caça para gerir a Secção e a Zona de Reserva Municipal de Caça que tem o Nº de Processo 3437. Durante o ano de 2003 e no inicio de 2004, foram feitas varias Sementeiras de Trigo. Em Agosto de 2004 foram efectuadas as primeiras Caçadas.
Em 2002 estavam inscritos 125 Sócios Caçadores e 57 Sócios Caçadores Proprietários. Nesta altura temos um total de 231 Sócios Caçadores. Nestes últimos anos foram realizadas várias caçadas as Perdizes, Coelhos, Tordos, Patos e Javalis.



GINÁSTICA DE MANUTENÇÃO - CENTRO SAÚDE

Esta modalidade funciona nas nossas instalações mais é da responsabilidade do Centro de Saúde de Silves. Salão da Sede Segundas das 09H00 as 10H00 Profª Maria H. Feio. Participantes em 2010/2011 - 31
ACTIVIDADE SUSPENSA EM JANEIRO DE 2011, POR DECISÃO DO CENTRO.


BALLET E DANÇA CONTEMPORANEA

Esta actividade funciona nas nossas instalações e esta sobre a orientação do Conservatório Regional do Algarve ´Maria Campina´.
Esta modalidade funciona desde Fevereiro de 2002. Foi assinado um Protocolo em 2001 entre a Câmara Municipal de Silves e o Conservatório. Cabo a nós ceder as instalações à Autarquia em troca dos Serviços prestados de uma Funcionária da limpeza da Câmara Municipal.
ACTIVIDADE SUSPENSA EM OUTUBRO 2010 POR DECISÃO DA C.M.S.


OUTRAS MODALIDADES EM 2012/2013


GINÁSTICA SÉNIOR CLINICA MOMENTO

Salão da Sede Terças e Quintas das 9H00 as 10H00 - 2012/2013
21 Praticipantes - Prof. Rodrigo Neves.


FITNISS/STEP

Salão da Sede Quintas das 20H00 as 20H45 2012/2013
11 Praticipantes - Profª Vanessa Diogo.


GINÁSTICA LOCALIZADA

Salão da Sede Terças e Sextas das 19H30 as 20H30
2012/2013 - 15 Participantes - Profª Dalila Candeias.

ZUMBA

Salão da Sede Segundas das 17H30 as 18H30
2012/2013 - 14 Participantes

ARTES MARCIAIS ´NINTJSUN´

Salão da Sede Terças e Sextas das 18H30 as 19H30
2012/2013 - 20 Participantes - Prof. Ricardo Tome.


GINÁSTICA SÉNIOR C.M.S.

Salão da Sede Segundas e Sextas das 10H30 as 11H30 - Monitor da CMS.





 
EVENTOS REALIZADOS
- 9 Torneios de Futebol de 5 - O último foi em 1995.

- 11 Corta-Matos de Atletismo - O último foi em 2000.

- 4 Estafetas (Atletismo) Messines - Silves - A última foi em 2002.

- 8 Torneios de Petanca - O último foi em 2003.

- 1 Festival de Patinagem Artística - Com a participação do Grupo
Desportivo da Quimigal.

- 8 Jogos Tradicionais - O último foi em 2009.

- 29 Anos a realizar Festas de Verão (Bailes).

- Vários Torneios de Tiro ao Alvo e aos Pratos, Matraquilhos, Setas e de
Petanca no 25 de Abril e no dia da Cidade de Silves,
dia 3 de Setembro.

- 2 Gincanas de Bicicleta.

- 3 Feiras de Antiguidades e Velharias; 2001/2002/2003

1ª dias 7/8 e 9 de Agosto com a presença de 15 Expositores e
animado por Quim Barreiros, Ruth Marlene e Banda IRIS,

2ª dias 9/10 e 11 de Agosto com a presença de 20 Expositores e
animado por Ana & José Malhoa, Delirium e Tucha,

3ª dias 17/18/19 e 20 de Julho com a presença de 30 Expositores
e animado por Ranchos Folcloricos Algarvios, Quim Barreiros,
Noites de Fado e Grupo Coral da Cabeça Gorda - Beja.

- 3 Torneios de Dominó - O último foi em 2005.

- 13 Torneios de Sueca - O último foi em 2013.

- 5 Meias Maratonas de Sueca - A última foi em 2013.

- 5 Sarau Gímnico - O último foi em 01/06/2013.

- 1º Desfile de Moda do Enxerim - 10/09/2011.

- 13 Festas de Natal para as Crianças dos Sócios - A última foi a 15/12/2013.

- 7 Festas de Natal das Actividades Desportivas - A última foi a 7/12/13.

- Várias Batidas e Caçadas - Perdizes, Coelhos, Tordos, Javalis, Patos
e Raposas.

- Várias (32) Festas de Aniversário -
Uma das mais importantes foi dos 25 Anos, realizou-se em Julho de 2006 com 4 dias de Festas.
Tivemos Musica de Animação, Actuação do Grupo de Cantares de
Portel, Baile e as Demonstrações das Secções de Ginástica e de
Karaté, e claro o Bolo de Aniversário.







 
FILIAÇÃO
O GDCE esta filiado em diversas Associações e Federações;

- Associação de Atletismo do Algarve,

- Federação Portuguesa de Atletismo,

- Associação de Ginástica do Algarve,

- Federação Portuguesa de Ginástica,

- Federação Portuguesa das Colectividades da Cultura e Recreio,

- Federação de Caçadores do Algarve,

- Associação Shotokan Karatedo Portugal,

- Liga de Karaté Shotokan do Algarve,
 
APOIOS
Ao longo destes 32 anos, temos tido vários apoios. Se não fosse estes apoios não conseguíamos construir as nossas obras e realizar todos estes eventos referidos no ponto nº 11. O nosso muito Obrigado.

- Governo Civil de Faro,

- Região de Turismo do Algarve,

- IND do Algarve,

- CCR do Algarve,

- Câmara Municipal de Silves,

- Junta de Freguesia de Silves,

- Inatel,

- Caixa Geral de Depósitos de Silves e de Albufeira,

- Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Silves,

- Unicer,

- Comércio Local de Silves,

- Fundação Jack Petchey

- Sócios e outros Colaboradores,

- População em Geral,

- Outros Patrocinadores.

Clube:
Password:
Lembrar a password
Criar novo clube
Pelo nome:
Por distrito:
Por concelho:
Por modalidade:

OMeuClube.org - O Portal de todos os Clubes!