Notícias dos clubes  Criar novo clube  Listar clubes  Fórum OMeuClube
O Clube
História do clube
Instalações
Troféus
Palmarés
Links
Localidade

Notícias
Livro de visitas

Álbum de fotografias
Documentos

Não está inscrito em nenhum torneio.


Assine a newsletter
CF Estrela Amadora
Insira o e-mail
História do clube
A nossa história
História
Início

Foi fundado a 22 de Janeiro de 1932 por um grupo de sete jovens Amadorenses que partilhavam a paixão pelo futebol, reza a história que um deles, Júlio da Conceição, apontando as estrelas no céu deu a ideia para o nome do clube, o que foi aceite por todos. Apesar das dificuldades iniciais o clube resistiu, tendo feito o seu primeiro jogo contra o Palmense, clube da Palma de Baixo, tendo o Estrela vencido por 2-1, curioso foi o facto dos jogadores Estrelistas terem caminhado até ao estádio do adversário, o que serviu de aquecimento.



Historial

Registado apenas em 1941, nos 37 anos seguintes andou pelas divisões distritais, até que em 1978 subiu à 3ª Divisão Nacional, tendo se estreado no primeiro escalão na época de 1988/1989. Tem como ponto alto alto do seu historial a conquista de uma Taça de Portugal em 1989/90, sob o comando técnico de João Alves, derrotando o Farense na finalíssima por 2-0, após empate a uma bola no primeiro jogo. Com a vitória na taça, garantiu a presença na, já extinta, Taça das Taças, eliminando na 1ª ronda os Suíços do Neuchâtel Xamax, depois de empatar na Reboleira 1-1, o mesmo resultado se verificou em Neuchâtel, tendo o Estrela vencido por 4-3 no desempate por penaltis, vitória festejada por milhares de emigrantes Portugueses presentes no estádio e que eram mais do dobro dos Suíços. Chegando a 2ª ronda, calhou em sorte a equipa do RFC Liège, na 1ª mão, em Liège, o Estrela foi derrotado por 2-0, tendo vencido na 2ª mão apenas por 1-0 a equipa Belga, chegava assim ao fim a aventura europeia dos Estrelistas. A melhor classificação obtida no primeiro escalão foi um 7º lugar na época de 1997/98.



Relação com a cidade

Apesar de estar numa das cidades com mais habitantes do país, a maioria dos adeptos do concelho tem quase sempre como primeiro clube um dos grandes de Lisboa, deixando o Estrela como o segundo clube do coração. Mas nem por isso o clube deixou de ter importância em todo o concelho, funcionando como um elemento importante numa cidade com vários problemas a nivel social, ao longo dos anos quase que se tornou obrigatório para todos os miúdos, sejam ricos ou pobres, tentarem ingressar nas camadas jovens do clube, que têm uma grande tradição a nivel nacional, tendo formado muitos jogadores de elevado nível.



Outras modalidades

Para além do Futebol são também praticadas outras modalidades, como a Esgrima, o Ténis de Mesa e a Pesca Desportiva, tendo também já sido praticado o Futsal. No estádio do Estrela, existe também o famoso Bingo do Estrela da Amadora, uma das melhores casas de Bingo de toda a região de Lisboa.



Clube:
Password:
Lembrar a password
Criar novo clube
Pelo nome:
Por distrito:
Por concelho:
Por modalidade:

OMeuClube.org - O Portal de todos os Clubes!